O preço elevado das vivendas fez com que os pisos sejam cada vez mais pequenos. Habitações pequenas em que quase não temos espaço disponível para decorar nem quase para viver. Mas nós queremos dar-te uma serie de conselhos e truques para ampliar o tamanho de uma habitação, mesmo que seja apenas visualmente. Com estes pequenos gestos que vamos mostrar-te na continuação, poderás aumentar os pequenos quartos e oferecer um pouco mais de amplitude e beleza visual.
Existem técnicas distintas que nos permitem criar uma ilusão de habitação mais ampla, uma aparência de um tamanho maior do que realmente tem. Estas técnicas são simples e acessíveis para todos. Giram ao redor do seguinte: As paredes, os móveis, a iluminação, as cores e as texturas e os acessórios.
Existem técnicas diferentes dependendo do tamanho da habitação. Umas são mais úteis em habitações muito pequenas, outras mais úteis em habitações de tamanho um pouco maior. Agrupámos nestes dois tipos de tamanhos os conselhos.
E comecemos com as medidas para as habitações de tamanho muito pequeno. As primeiras coisa que temos que ver são as cores das paredes. Devemos optar por uma cor muito clara para as paredes, como o branco. O tecto deve ser branco. Utiliza também uma cor clara para as portas e janelas. Escolhe cortinas da mesma cor que as paredes o de cores bastante próximas. Elas misturam-se bem. E mais, deves escolher umas cortinas de deixem passar o máximo de luz possível.
Devemos explorar e aproveitar o máximo de luz natural possível. Se a habitação não dispõe de luz suficiente e temos que usar fontes de luz artificial, utiliza uma luz uniforme, evitando sombras. Os móveis da sala deverão ser ligeiros e sem decorações. Lembra-te que móveis com pés visíveis dão uma impressão mais aérea e proporcionam uma sensação maior de espaço.
Se a tua habitação é de tamanho médio, não demasiado pequena, te permitirá uma maior flexibilidade na decoração. Dá-nos mais opções. Por exemplo, na altura de escolher a cor da pintura das paredes, dispões de uma gama de cores mais extensa, que não só cores claras como o branco. Mas não deves deixar de a escolher. Apesar disso, devem ser sempre cores pálidas do tipo pastel. Também podes optar por papel de parede. Nesse caso, podes escolher tons claros ou com alguns desenhos.
O tecto deverá ser branco, como nas habitações mais pequenas. Para as cortinas poderás pôr de cores claras, idênticas às cores da parede, ou um pouco mais escoras, mas seguindo os mesmos tons. Também podes optar por uma cor igual aos desenhos do papel de parede.
De uma forma geral, deves saber que há certos materiais que favorecem mais que outros a sensação de amplitude: a madeira clara de pinho, o metal, os espelhos, os tecidos, o vidro… Podes optar por este tipo de materiais na altura de comprar novos objectos para a sua decoração de interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário